domingo, 2 de novembro de 2014

Personal | Évora - Dia 1

Olá loves!
Como vos disse passei o fim de semana em Évora com a best, uma das! xD Não que haja muitas mais, mas tenho duas mais especiais que outras. 
No Sábado fui assistir á minha amiga a praxar, foi o útimo dia de caloiros deles. Chamavam-lhes "bichos" e cada um tinha o seu nome ou a sua designação. Os "bichos" não podiam olhar nos olhos dos "Srs Estudantes", tinham dos tratar por você, não podiam reclamar de nada, tinham de lhes fazer favores entre outras tantas coisas que achei engraçadas (como fazer a vénia a um sinal de "proibido animais" á entrada dum jardim xD).
O espírito de praxes é para ser vivido com ânimo e para se integrar naquele sítio, por isso acho bem que sejam feitas. Além disto, cada um deles escolheu um padrinho ou madrinha, que os ajudam no que precisarem.
Mais ao fim da tarde fomos ver os "bichos" a deixarem do ser, ou seja, e como manda a tradição de lá, passar num corredor de estudantes do último ano com os padrinhos ou madrinhas e baterem-lhes nas costas. Chegado o fim do corredor, tinham uma fonte onde molhavam o pé, como se estivessem a ser benzidos e integrados naquilo. Andaram todo o dia descalços, como manda a tradição também.
No fim disto cantaram, e os padrinhos e madrinhas atiraram as capas ao ar em sinal de finalização do momento. Descanssaram um pouco, jantaram todos juntos e á meia noite fomos para a "sapatada", onde os padrinhso ou madrinhas atiravam as pantufas dos "bichos" ao ar (sim, porque não podiam andar calçados naquele dia), e abraçaram e comçaram a relacionar-se com os padrinhos e madrinhas como " as pessoas normais" a partir daquele momento. Até choraram! xD
Depois tinham de encontrar o seu sapato até ao dia seguinte. Os que encontrassem o do colega deviam de voltar a mandar, se encontrassem o deles calçavam, se o padrinho ou madrinha encontrasse o do afilhado queria dizer que tinham de acabar o curso com a sua ajuda.
Enfim, dia longooo... =)























Entretanto, e como perceberam, tive tempo de dar umas voltinhas e tirar algumas fotos. Os passeios ficaram para o dia seguinte. =)
Gostaram? Na vossa faculdade também existe alguma destas tradições?

Beijinhos

6 comentários:

  1. Gostei principalmente da última fotografia :)

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom ver uma conterrânea por estes lados :)
    Eu adoro Évora, gostei muito Daniela :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá :) a sério? Eu também tenho um projecto ligado à Consultoria de Imagem e Maquilhagem e agora também decidi entrar neste projecto e estou muito feliz :)

    Beijinho e toda a sorte *

    ResponderEliminar
  4. E qualquer coisa que precises já sabes :)

    ResponderEliminar